História

NOSSA HISTÓRIA

Silvano Pires da Silva Pereira, nascido a 15 de Fevereiro de 1975 em Besançon (Doubs), França, vem para Portugal com seus Pais aos 6 anos de idade. Seus pais passam a residir em Selho S. Jorge (Pevidém) uma freguesia do concelho de Guimarães, onde inicia o seu percurso académico e desportivo.

Em 2008 no meu local de trabalho, demonstrando algum interesse no treino de Guarda-Redes (GR) da altura, fui desafiado por um amigo que jogava num clube da Associação de Futebol Popular de Guimarães (CCR Montesinhos, Vizela) a experimentar uns treinos desempenhando funções de treinador de GR. Este interesse no treino de quem está nas balizas não surge por acaso, a minha formação como atleta foi feita no extinto CCD da Coelima (Pevidém), a modalidade era o Andebol e a posição era GR, percurso iniciado como infantil e terminando como esperança (quando extinguiram a modalidade devido à falta de investimento). Em linha com o desafio, iniciamos então conversações com os responsáveis do clube para que avaliassem a minha sugestão e pudéssemos começar com o treino de GR. O desafio foi aceite com uma condição, tinham que me inscrever como GR para que tal acontecesse, a condição foi aceite e o desafio deixou de o ser e passou a realidade. A cereja no topo do bolo foi a conquista do campeonato pela primeira vez na história do clube, e no final ficou a avaliação bastante positiva do meu desempenho na função!

A formação específica no treino de GR começou em 2009/2010, com a frequência e conclusão do curso de Treinador de Guarda-Redes no “Alto rendimento” no Porto. Com frequência assídua em congressos de treino de GR, fui passando por diversos clubes nos escalões seniores até chegar à formação de jovens GR em 2013:

  • CCR Montesinhos (Vizela) – AFP Guimarães
  • CO Campelos (Guimarães) – AF Braga
  • AD Oliveirense (Famalicão) – FP Futebol
  • GD Travassós (Fafe) – AF Braga
  • Vitória SC (Guimarães) – AF Braga / FP Futebol
  • CCD Santa Eulália (Vizela) – AF Braga

Após uma formação levada a cabo pelo VSC, eles estavam a recrutar treinadores de GR para os seus escalões de formação…falaram comigo na altura, mas como estava “comprometido” com um clube, não me iria desvincular a meio da época e agradeci o convite. Passados alguns meses, mostrei interesse junto de um amigo, em falar com uma das pessoas que revejo mais competências na área, o Mister Luís Esteves (actualmente no Spartak de Moscovo era na altura o coordenador da formação do VSC e treinador de GR dos seniores), estava com uma dificuldade em “corrigir/melhorar” os meus GR na altura para as saídas em bolas paradas. Qual o meu espanto que mesmo sem me conhecer, decidiu atender ao meu pedido e pudemos falar um pouco de treino à mesa do jantar, até hoje tem o meu Respeito por isso, fui eu mas podia ter sido qualquer um…Obrigado Mister Luís Esteves. A minha ligação ao clube terminou mais à frente, e não tardou tive um convite que decidi aceitar (sem qualquer remuneração), os Sub-13/Iniciados C do Vitória SC. Foram 8 anos a formar jovens GR com muito orgulho meu, fizeram-se meus amigos e ainda hoje sinto o carinho e respeito que têm por mim…alguns deles conseguiram atingir patamares de algum relevo, com chamadas às selecções Nacionais:

  • Daniel Figueira – N.1999
  • Artur Rafael – N.2000
  • Sérgio Dutra – N.2002
  • Rafael – N.2003
  • Gonçalo Fraga – N.2004

 Após convite de um amigo que comigo trabalhou no VSC, o mister Pedro Costa, decidi pôr término na minha ligação ao VSC e aceitar o convite que endereçou e fazer equipa técnica com ele.

Missão

Criar jovens Guarda-redes de excelência, colocar a excelência do treino em todos os escalões sociais e não só ao alcance de “grandes” clubes. Fazer com que sejam referencia nas balizas e na vida!

Visão

Ser uma referência de formação de Guarda-Redes, e ser reconhecida como tal por todos!

Valores

Respeito, Honestidade Resiliência, Liderança, Integridade, Elegância e Positivismo.

Saber Mais

 

Formação de jovens GR!

  Entretanto fica comigo o “bichinho” da formação de jovens GR, decido criar a minha escola de treino (07/2020), aproveitando o meu cognome no futebol nasce assim a ESCOLINHA DO SILAS, uma escola onde a exigência e a superação são dois dos pilares. Somos uma escola de formação de GR neutra, à parte dos clubes e com metodologia própria assente no futebol moderno onde o GR ocupa papel importante em muitos momentos. Focamo-nos na parte mental destacando os papéis de liderança e resiliência, não descurando todas as características físicas e técnicas necessárias para esta posição tão particular e bela como a de Guarda-Redes. Nós acreditamos que se experimentarmos, se falharmos e se ajustarmos, seremos muito melhores…com a visualização dos nossos erros faremos com que eles se repitam cada vez menos e que possamos atingir patamares de excelência.

          Nós sabemos que tudo tem um fim, que fomos GR, fomos Treinadores, mas que tudo fizemos para sermos melhores a cada dia com o lema:

“Hoje melhor que ontem, mas amanhã melhor que hoje!”

play!